Saiba como auxiliar seu cliente a se proteger das pragas de outono-inverno

É comum se perguntar “Por que as pragas de inverno e outono aparecem com mais frequência?”, mas a resposta é simples: quanto mais frio, maiores são as chances de ratos, baratas e outros animais procurarem refúgio e comida em casas e prédios comerciais.

Print page
A imagem mostra um rato em um jardim.

É comum, nessa época do ano, que muitos clientes se perguntem: “Por que as pragas de outono e inverno aparecem com mais frequência?”. A resposta é simples: quanto mais frio, maiores são as chances de ratos, baratas e outros animais procurarem refúgio e alimento em casas e prédios comerciais. Para evitar a presença desses invasores, é preciso investir na dedetização periódica e na limpeza regular.

Quando chega a época das baixas temperaturas, muitas pessoas se preocupam com o aumento do número de casos de doenças respiratórias e alérgicas, como gripes, resfriados, sinusites, entre outras. No entanto, além do frio, outra preocupação merece atenção: o aumento das pragas urbanas.

Com a mudança do clima, a incidência de infestações nessas épocas se torna mais frequente, uma vez que os animais procuram locais quentes para se manterem aquecidos.
Mas como evitar isso? Há outros motivos? Entenda melhor o assunto, saiba como orientar seus clientes e eliminar a presença das pragas de outono-inverno.

Principais pragas de inverno e outono

Durante o outono e o inverno, algumas pragas ficam mais evidentes devido à queda de temperatura. Entre elas, os roedores, como ratos e camundongos, são mestres em encontrar abrigo e alimento. A busca por calor os leva para dentro de forros, paredes, tubulações e armazéns.

As baratas também se tornam um problema mais frequente, especialmente a barata alemã (Blattella germanica), que prefere ambientes quentes e úmidos. Essa espécie intensifica sua presença em cozinhas, banheiros e áreas de manipulação de alimentos. Além dela, outras espécies, como a barata americana (Periplaneta americana), também buscam refúgio em esgotos e ralos, mas podem emergir em ambientes internos.

As formigas também são muito comuns nesses períodos. Algumas espécies se tornam bastante ativas dentro dos imóveis ao encontrar ambientes aquecidos, sendo mais visíveis em cozinhas e despensas.

Já as aranhas e os escorpiões, embora busquem refúgio do frio, podem ser encontrados dentro das residências ao procurar presas, como outros insetos.

Por que o outono e inverno trazem mais pragas?

Como visto, o aumento de pragas no frio é explicado pela busca de abrigo e sobrevivência. As baixas temperaturas fazem com que as pragas saiam de seus habitats naturais e busquem ambientes mais quentinhos, como as casas e prédios, onde podem encontrar comida e um local seguro para se abrigar.

Além disso, a escassez de alimento provocada pela diminuição da vegetação e da atividade humana ao ar livre faz com que as pragas intensifiquem a procura por comida em ambientes internos. 

Outro fator que contribui é o ciclo reprodutivo de algumas espécies, que tendem a se reproduzir mais nessas épocas para garantir a sobrevivência diante das condições desfavoráveis do clima

Isso faz com que os roedores e insetos invadam os lares em busca de recursos. As infestações em épocas frias são mais comuns em áreas urbanas, onde a comida é mais acessível e as construções oferecem múltiplos pontos de entrada.

Ambientes mais vulneráveis

Por falar em áreas urbanas, vale lembrar que alguns ambientes são mais vulneráveis à infestação de pragas no inverno. Entre os mais comuns estão:

  • Sótãos e porões: Esses locais oferecem um ambiente isolado e protegido do frio externo, tornando-os ideais para os roedores se abrigarem;

  • Paredes e vãos de portas e janelas: Pequenas fendas podem ser facilmente usadas por pragas para entrar no interior da casa;

  • Cozinhas e despensas: A presença de alimentos, especialmente durante as festas de fim de ano, atrai uma variedade de pragas urbanas no outono e inverno;

  • Garagens e depósitos: Áreas mais afastadas da casa, como garagens, também são locais que frequentemente abrigam roedores e insetos em busca de abrigo.

Como as soluções da Envu podem ser aliadas no controle das pragas nesse período?

Utilizar iscas para ratos, como o Rodilon Soft Bait, pode ser uma forma eficaz de controle. Elas têm formulação atraente e palatável, fazendo com que os roedores sejam atraídos e consumam rapidamente.

Além disso, são excelentes em ambientes com baixa disponibilidade de água, mas devem ficar fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Outra dica para fazer o controle de pragas no inverno é o Temprid — um inseticida de ação rápida com longo efeito residual — que possui tripla ação: Ação Rápida + Residual + Quebra de Resistência.

Além dessa medida, também é importante orientar seu cliente para que verifique periodicamente o estado dos telhados, das paredes e dos encanamentos. Pequenos buracos ou rachaduras podem se tornar portas de entrada para as pragas.

Para obter resultados mais eficazes, conte com os produtos da Envu em seu portfólio. Eles oferecem soluções completas para o controle de diversas pragas urbanas, desenvolvidas para atender às necessidades dos PCOs e contribuir para um trabalho mais eficiente e duradouro.

Conte com a Envu para proteger os ambientes sob sua responsabilidade e reforçar a qualidade dos seus serviços em qualquer estação do ano.