Dicas de como combater melhor as pragas

Como matar ratos tendo cachorro em casa com segurança e eficiência?

É comum que surjam dúvidas sobre como matar ratos tendo cachorro em casa, já que muitos métodos podem representar riscos à saúde dos animais de estimação. Para evitá-los, o indicado é apostar em técnicas seguras de desratização, priorizando o uso correto dos produtos e garantindo que fiquem fora do alcance dos pets.

Print page
Imagem mostra cachorro deitado em caminha.

Responsável pela transmissão de doenças, como a leptospirose, peste bubônica, entre outras, os ratos são pragas urbanas capazes de infestar casas, apartamentos, centros comerciais e até cidades inteiras.

De hábitos majoritariamente noturnos, esses animais procuram locais que forneçam alimentação, abrigo e proteção para que possam fazer ninhos e terem seus filhotes. E apesar de nem sempre serem pequenos, conseguem se esconder com facilidade.

Tudo isso, torna a dedetização um processo trabalhoso, e que pode ser ainda mais difícil quando há animais domésticos em casa, afinal será preciso escolher o pesticida correto a fim de garantir a segurança e a saúde dos pets.

Mas você sabe como matar ratos tendo cachorro em casa? Antes de comprar dedetizantes para a sua residência, entenda quais as melhores técnicas de desratização para você, seu pet e sua família.

Problema de infestação de ratos

Para começar é preciso entender o que os ratos podem causar para os humanos e pets. De modo geral, pode-se dizer que a infestação urbana de roedores além de trazer doenças, causa também danos materiais aos moradores, uma vez que esses animais podem roer toda a fiação da casa, além de móveis e eletrodomésticos.

Também podem contaminar os alimentos guardados em armários e potes, além da ração e água dos animais domésticos.

Outro problema, é que essas pragas podem carregar parasitas, como pulgas e carrapatos, que, se transmitidos aos pets, agravam o risco de infecções e podem até mesmo levar à morte.

Métodos seguros para matar ratos em casas com cachorro 

Com tudo isso em mente, é preciso pensar em uma forma segura de fazer a prevenção de pragas domésticas. De modo geral, para fazer um controle de ratos com animais de estimação que seja adequado é preciso optar por produtos que não fiquem em contato direto com eles.

Antes, no entanto, deve-se identificar o nível de infestação e se ela está localizada ou espalhada pela casa toda. Para isso, basta observar se há muitas ou poucas fezes e se elas estão por todos os cômodos ou em apenas um canto. 

Com isso feito, você pode optar por técnicas de captura de ratos como ratoeiras ou adesivos que se grudam em suas patas quando estes passam por algum cômodo. Mas lembre-se: apesar de muito conhecidos, esses métodos não são os mais eficientes, principalmente quando há caso de infestação.

Uma ótima opção é usar o raticida Rodilon® Pellets, que é vendido em forma de sachês e já vem pronto para uso. Mas, ainda sim, precisam ser utilizados com muito cuidado:

  • Nunca deixe os sachês em locais acessíveis aos cães;

  • Prefira usar caixas de proteção ou estações de iscas, que dificultam o acesso dos pets;

  • Coloque as iscas apenas em áreas estratégicas e fora do alcance dos animais.

Cuidados com uso de raticidas e produtos químicos para pets

E por falar em cuidados com pets no controle de roedores, para evitar a intoxicação do seu animal de estimação é preciso tomar algumas precauções. Veja as principais:

Armazenamento adequado

Guarde os raticidas e demais produtos químicos em locais inacessíveis aos pets (e às crianças), como prateleiras altas ou armários fechados com segurança.

Uso de iscas em áreas restritas

Quando utilizar iscas para ratos, coloque-as em locais onde os animais não tenham acesso, como em caixas de proteção ou dentro de compartimentos fechados. 

Prevenção

Antes de aplicar qualquer raticida, consulte um veterinário, principalmente se você tiver pets com problemas de saúde preexistentes ou que tomam alguma medicação específica.

Riscos de raticidas para cães: o que fazer se o animal for intoxicado?

Apesar de todos esses cuidados, os animais domésticos podem acabar se intoxicando com os produtos químicos.

Isso porque alguns raticidas comercializados no mercado, ao serem consumidos pelos pets, são absorvidos pelo trato gastrointestinal e interferem no processo de coagulação sanguínea deles, já que bloqueiam a ação dos fatores responsáveis por essa coagulação.

Isso resulta em hemorragias internas generalizadas, fazendo com que o animal fique apático e anêmico, podendo apresentar tosse, dificuldades respiratórias e inchaço abdominal.

Esses sintomas podem surgir de 2 a 3 dias após a ingestão da substância, mas se o animal receber atendimento veterinário rapidamente, terá chances de sobreviver. 

Monitoramento e avaliação da infestação

Como você viu, para acabar com os ratos é preciso aliar técnicas de desratização com a higienização correta do ambiente. E para garantir que o resultado seja efetivo, é necessário fazer um monitoramento após o processo.

Para isso, deve-se considerar:

Inspeção regular e periódica

Faça uma inspeção minuciosa em sua casa. Procure por sinais de roedores, como fezes, marcas de roedura em móveis ou fios e identifique os locais por onde eles podem estar entrando, como ralos, bueiros e canos;

Avaliação do ambiente

identifique se existem pontos vulneráveis que podem facilitar a entrada de ratos, como buracos nas paredes, frestas nas portas ou janelas mal vedadas. Fechar esses acessos é fundamental para o sucesso do controle. 

Também é preciso ficar de olho na limpeza das áreas que acumulam mais sujeira como quintais, telhados, porões e sótãos. Isso ajuda a reduzir a atração dos roedores e evita que o seu cachorro tenha contato com locais contaminados.

Se possível, converse com os vizinhos para que eles também evitem o acúmulo de sujeira nesses locais.

Câmera e sensores de movimento

O uso de câmeras de monitoramento e sensores que captam movimentos pode ser útil para avaliar se ainda há ratos na casa e em quais lugares eles se escondem.  Essa tecnologia ajuda a identificar os pontos mais críticos sem expor o pet ao risco de contato com os roedores ou com os produtos utilizados.

Cuidados e recomendações técnicas

Além dos cuidados já citados, é importante escolher o tipo de raticida de acordo com as suas necessidades, e sempre aplicá-lo em locais inacessíveis ao cachorro.

A isca, por sua vez, é uma das formas mais populares de raticida. Ela é feita de grãos ou pastas impregnadas com o produto e pode ser muito eficaz, mas devem ser colocadas apenas em estações de isca fechadas, para impedir que os cães cheguem até elas.

Por fim, o sachê é uma opção mais usada em ambientes fechados, como gavetas ou armários, e tem como principal vantagem a liberação lenta e eficaz do produto, mas também precisam ser posicionados em locais estratégicos e fora do alcance dos pets.

Outra dica é fazer o Manejo Integrado de Pragas (MIP), uma forma sustentável que une diferentes métodos, como o uso de armadilhas, vedação de acessos e o manejo ambiental, e tem como objetivo eliminar as pragas e reduzir a necessidade de raticidas.

A vantagem dessa metodologia é que ela é focada na prevenção e é uma excelente forma de proteger os animais domésticos.  

Tendências e inovações no controle de ratos 

Felizmente, as tendências e inovações no controle de ratos e outras pragas urbanas têm evoluído para métodos mais eficazes, sustentáveis e seguros. Como você já viu, atualmente é possível manter a proteção de pets contra veneno dessas pragas urbanas,

Além das tecnologias já citadas, existem algumas inovações que podem ajudar a acabar com as pragas urbanas de residências e locais comerciais, como: 

  • Raticidas de baixo impacto que têm menos toxicidade para animais não-alvo, incluindo cães e gatos;

  • Iscas inteligentes que liberam o raticida de maneira controlada;

  • Controle com predadores naturais como gatos e corujas;

  • Entre outros.

Conte com a Envu para acabar com os ratos da sua casa!

Agora que você já sabe como matar ratos tendo cachorro em casa, não precisa mais se preocupar em achar soluções mirabolantes para acabar com os roedores e proteger sua família.

Com os produtos da Envu você tem eficiência, qualidade e o preço justo para eliminar os roedores sem ter dor de cabeça.

Conte com a gente, para deixar sua casa e sua família livre das ameaças!



Raticida

Raticida Rodilon Pellets: isca para ratos, camundongos e ratazanas

O Raticida Rodilon Pellets é eficaz contra ratos e...

Ver produto
Racumin Soft Bait Raticida

Racumin Soft Bait: iscas para ratos e roedores

Isca Fresca

O Raticida Racumin Soft Bait é eficaz contra ratos e...

Ver produto